FMI aconselha perda de soberania orçamental no euro

Finanças, Notícias, , ,

Os países da zona euro devem estar preparados para perder soberania orçamental de modo a evitar novos resgates, defende um estudo do FMI.

O argumento dos economistas do fundo, que é um dos elementos da ‘troika’, é o de que as crises recentes provaram que os desequilíbrios orçamentais de um país podem produzir choques e secar os mercados na zona euro. Deste modo, “as 17 nações que compõem o euro precisam de reforçar a disciplina orçamental e configurar a transferência de fundos antes que as crises se desenvolvam”, refere o relatório hoje divulgado, citado pela agência Bloomberg.

Apesar da concretização da união bancária manter-se como a decisão mais urgente, na opinião do Fundo a tomada de medidas no sentido da união orçamental e da emissão conjunta de dívida ajudaria a aumentar a confiança dos investidores na região.

“A zona euro não se pode dar ao luxo de voltar a conviver com a imprudência orçamental e financeira de alguns países. Para assegurar que as regras orçamentais são implementadas, os países devem ter incentivos para cumprir, mas também sofrer penalizações credíveis no caso de não o fazerem”, argumentam os economistas do FMI.

in Económico