Recibos verdes. Pedidos para baixar descontos entopem Segurança Social | in Rádio Renascença

Informação Fiscal, Notícias, , , ,

Desde o início do ano que os trabalhadores a recibos verdes podem requerer a descida de escalão dos descontos. Mas a Segurança Social não está a conseguir dar resposta a todos os pedidos.

A requisição podia ser apresentada em Fevereiro ou agora, em Junho, mas a maioria dos casos apresentados no início do ano continua sem resposta, segundo o “Jornal de Negócios” desta quarta-feira.

Os serviços justificam os atrasos com problemas informáticos. O jornal avança outra razão e escreve que as reformas e aposentações antecipadas de pessoal da Administração Pública está a deixar o serviço sem gente que chegue para atender todos os pedidos, atrasando a análise dos pedidos.

A lei anterior, que permitia o reescalonamento depois de três meses seguidos com quebra de rendimentos, foi revogada porque não funcionava.

Os trabalhadores exigem agora que a Segurança Social reponha com retroactivos os valores cobrados acima do devido desde Fevereiro.

Os problemas com a Segurança Social estão na origem de milhares de queixas apresentadas na Provedoria de Justiça: só em 2013 foram abertos perto de nove mil processos.

 

in Rádio Renascença